Disfunção sexual

couple-1822497_1280

Olá, você sabe o que é disfunção sexual? Te apresento de forma objetiva e fácil algumas informações muito relevantes sobre esse assunto tão importante. Boa leitura!! 

Disfunção sexual 

Para iniciar nossa conversa é importante saber que a disfunção sexual pode ser compreendida como dificuldade, prejuízo e sofrimento nas diferentes fases do funcionamento sexual, seja na excitação, desejo ou orgasmo.

Para exemplificar, uma disfunção na fase do orgasmo seria o retardar de uma ejaculação ou uma dificuldade em chegar ao orgasmo, queixa comum nas mulheres.

Alias as disfunções femininas se apresentam em três áreas: dor sexual, interesse/ excitação e por último orgasmo, conforme já mencionado. Enquanto as masculinas em duas: desejo/ereção e orgasmo/ejaculação.

Seja em homens ou mulheres, pode estar presente no início da vida sexual ativa ou começar depois de um período de vivência. 

Causas 

É muito comum que uma disfunção tenha mais de uma causa, isso porque mente e corpo são interligados,sendo assim se faz necessário trabalhar de forma multidisciplinar.

Causas físicas motivadas por questões hormonais, doenças genitais ou ainda uso de substâncias que interferem na sexualidade. Causas emocionais advindas, principalmente de informações equivocadas sobre o funcionamento sexual, alimentando mitos, crenças ou ainda traumas, baixa autoestima e transtornos mentais. 

Agora que você já sabe o que é disfunção sexual e suas possíveis causas, trago agora mitos ou verdades para facilitar ainda mais sua compreensão. 

Mito ou Verdade? 

disfunção sexual é mito ou verdade?
Fonte: Pixabay

Tenho disfunção erétil, falhei algumas vezes 

Diferente do que muita gente acredita, Falhar uma ou algumas vezes não caracteriza uma disfunção. Na realidade, segundo o DSM 5 (manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais).

É necessário um período de pelo menos 6 meses de disfunção, e de forma constante acompanhada de sofrimento, ou seja, muita calma ao se autodiagnosticar.

É preciso levar em consideração que o uso de alguns medicamentos, o abuso de álcool e cigarro, bem como questões emocionais podem causar dificuldades situacionais. 

Ansiedade pode ser responsável pela disfunção sexual
Fonte: Pixabay

Ansiedade é responsável pela disfunção sexual.

No início as teorias e estudos sobre sexualidade humana partiram do pressuposto que a ansiedade era a única causa que dificultaria a ereção, devido a resposta fisiológica da circulação sanguínea peniana.

Na verdade, a ansiedade é um estado de humor que pode sim estar associada à disfunção sexual, eu disse associada, mas não necessariamente é um dificultador ou impeditivo a função sexual.

O que sabemos hoje é que uma série de outras emoções estão relacionadas a um funcionamento sexual prejudicado, como por exemplo a vergonha do próprio corpo, a depressão, entre outros. 

disfunção sexual. 
Fonte: Pixabay

Não sentir vontade de ter relação sexual todos os dias é sinal de disfunção sexual. 

Para inicio de conversa não existe “o ter que” desejo sexual é algo muito particular e mais importante que a frequência diária é a qualidade e satisfação obtida.

Portanto, relações sexuais todos os dias não devem ser parâmetro de saúde sexual, muito menos indicador de virilidade.

Sabemos que as questões emocionais, bem como a rotina agitada podem ocasionar estresse, sem falar das preocupações com finanças, filhos, entre outros interesses que podem interferir no desejo sexual e consequentemente na frequência sexual. 

Tratamento 

O tratamento pode envolver médicos, fisioterapeutas, psiquiatras e, de preferência, psicólogos especialistas em sexualidade.

A terapia sexual busca compreender, acolher e oferecer, sempre considerando a individualidade do paciente, ferramentas para enfrentamento e melhora dos sintomas.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também: